Biografia
Marcelo José Ferreira e Silva nasceu em 1951, em um antigo engenho de cana gerido por seu pai, Osmar, em Palmares, no interior de Pernambuco. Era o fim de um longo ciclo econômico iniciado logo após a instituição das capitanias hereditárias no Brasil. Menino, Marcelo assistiu ao lento desaparecimento do modelo de produção familiar e rural que marcou por séculos o Nordeste brasileiro.
Ali, ouviu as histórias dos antepassados, como as disputas entre coronéis, as aventuras políticas e os casamentos com “esposas roubadas” na calada da noite. Também compreendeu a complexa relação entre os proprietários e a mão de obra local, parte dela descendente dos cativos do período escravista.
Foi educado nas conversas de fim de tarde com os pretos velhos, os peões e as cozinheiras que tudo sabiam das últimas versões da casa grande. Marcelo viu o fechamento da última porteira de uma comunidade açucareira e testemunhou a saga do pai em busca de novas oportunidades para manter o clã.
Nos anos seguintes, Marcelo encaminhou-se no estudo religioso, onde se aperfeiçoou no estudo da língua, das ciências e também da alma humana. Os preceptores o imaginavam, no futuro, um prelado. Não chegou, no entanto, a ser padre. Foi desenvolver suas outras vocações e, aos 15 anos, já trabalhava no Banco dos Plantadores de Cana de Pernambuco. Quando recebeu seu primeiro salário, já o entregou nas mãos de Seu Osmar.
Poucos anos depois, no Recife, tornou-se um estudante devotado, mas também encantado com a vida urbana. Debruçou-se sobre os livros, mas viveu as experiências juvenis da vida noturna. Um dia, adoeceu em razão dos excessos. Recolheu-se aos cuidados da mãe, medicou-se, refletiu e decidiu-se por uma vida de austeridade e disciplina.
Estudou Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de onde saltou para um cargo de trainee na afamada consultoria Arthur Andersen, onde cresceria profissionalmente e atuaria por sete anos, de 1971 a 1978.
Seu próximo desafio profissional se deu no Bompreço, uma rede supermercadista inovadora, focada em pessoas e que sabia trabalhar com o DNA cultural do Nordeste. Ali, entre 1978 e 2002, Marcelo aprendeu, desenvolveu-se e chegou ao topo do management team. Ocupou as cadeiras de CFO e CEO em uma época que a empresa passou a servir de inspiração para o varejo supermercadista nacional.
No início do novo século, foi viver uma nova aventura na capital paulista, destacado como CEO para renovar e dinamizar uma tradicional empresa também nascida no Nordeste: a Casa Pernambucanas. Ali, desenvolveu uma original abordagem de gestão, resumida no chamado “carinho pelas pessoas”. Ao investir em um ousado programa de valorização e educação dos colaboradores, qualificou o atendimento, aumentou a massa de clientes e elevou substancialmente as receitas da empresa.
No fim da década passada, narrou em detalhes essa história em seu livro “Gente não é Salame”. São segredos de gestão em que a prosperidade é compartilhada e na qual prevalece o respeito e a atenção pelas pessoas.
Esse desempenho chamou a atenção de Luiza Helena Trajano, que descobriu em Marcelo afinidades com o jeito de ser do Magazine Luiza, uma empresa familiar, focada no aperfeiçoamento de processos, com vocação de crescimento permanente e, sobretudo, calcada em uma filosofia de aprimoramento constante de seus recursos humanos.
Como CEO da empresa, entre 2009 e 2015, Marcelo participou do bem-sucedido processo de ampliação da empresa, de sua modernização tecnológica e da preparação dos herdeiros na sucessão corporativa. Na sequência, assumiu um lugar no Conselho Administrativo da empresa, no qual continua a compartilhar seus conhecimentos sobre gestão financeira, formação de pessoas e estratégia de negócios.
Hoje, Marcelo também participa dos conselhos do Grupo Silvio Santos, da Movida Rent a Car, da Raia Drogasil, do Grupo Avenida e das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte.
Também graduado em Ciências Sociais, tem pós-graduação em Administração Financeira pela FESP. É doutorando em Business Administration na Fundação Getúlio Vargas (DBA).
Além de “Gente Não é Salame”, tem publicada a obra “O Que a Vida me Ensinou”. Em breve, lançará seu terceiro livro, sobre o universo das empresas familiares.
Marcelo Silva é casado, tem dois filhos e três netos. É torcedor do Santa Cruz e um amante da cultura nordestina.