Em 25 de abril passado, fui eleito presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), cargo no qual devo permanecer os próximos dois anos. Quero dizer aos amigos, colegas e empresários do setor que muito me orgulho de assumir esta nova posição, depois de atuar como conselheiro e vice-presidente da entidade.
A maior parte de minha trajetória profissional foi vivida justamente no varejo. Trabalhei por muitos anos no Bompreço, uma joia nordestina, referência de inovação e bom atendimento no setor supermercadista.
Depois, contribuí para renovar o business da Pernambucanas, uma companhia centenária e que até hoje tem a admiração dos brasileiros.
Em tempo mais recente, pude ainda servir como CEO no Magazine Luiza, uma empresa que soube unir tradição e inovação para crescer, gerar empregos e constituir uma operação com grau de excelência.
Hoje, sigo procurando compartilhar minha expertise. Sou vice-presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e sirvo como conselheiro em outras empresas, como Grupo Silvio Santos, Raia Drogasil (RD), Movida, Grupo Raymundo da Fonte e Grupo Avenida.
Tenho a honra de suceder no IDV o sempre brilhante e dedicado Antonio Carlos Pipponzi, que muito tem feito pelo aprimoramento do varejo e, consequentemente, pelo desenvolvimento desse importante setor da economia.
O legado que recebemos tem sua marca: a atualização da governança corporativa da entidade (que ganhou um novo estatuto), a definição de propósitos alinhados com a nova realidade do país e a participação ativa na modernização das leis trabalhistas.
Pipponzi também liderou avanços no ambiente concorrencial financeiro e plantou sementes no campo da simplificação tributária.
Quero continuar essa obra, servindo e compartilhando, todos os dias. Evidentemente, o objetivo primordial é fortalecer e dinamizar os negócios do comércio. A finalidade mais nobre, entretanto, é gerar benefício econômico e social à boa gente deste nosso país. Como bem disse o Mahatma Gandhi, “quem não vive para servir, não serve para viver”.
Por isso, dizemos: “para ser bom para o IDV, tem que ser bom para todo o varejo e também tem que ser bom para o Brasil”.
São estes os pilares de nosso projeto de gestão:
- Defesa da livre iniciativa.
- Intransigente posicionamento pela eliminação da informalidade em todas as suas manifestações.
- Equidade competitiva no mercado.
- Foco no aumento da eficiência e da produtividade.
- Redução na interferência do Estado na economia.
- Abertura econômica.
De modo mais específico, vamos trabalhar por simplificação, procurando unificar as obrigações fiscais e acessórias. Outra meta é estabelecer a padronização dos modelos de notas fiscais dos Estados e municípios. Neste campo, também buscamos a desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas.
No âmbito do Sistema Tributário, pretendemos ser protagonistas na Reforma Tributária, propondo a redução da multiplicidade dos regimes vigentes nos âmbitos federal, estadual e municipal. Estamos constituindo um comitê específico das empresas filiadas ao IDV para colaborar com aqueles que formulam a reforma.
No que tange ao Sistema Financeiro, já estamos trabalhando pela regulação dos processos nos novos meios eletrônicos de pagamento, desde a aquisição do produto até a entrega ao consumidor final.
É fundamental que se tenha um mecanismo confiável para se seguir o fluxo do dinheiro e constituir tributação adequada das operações mercantis de ponta a ponta. Já estamos empenhados também na regulação dos sistemas de cartões de crédito e débito, contemplando ainda a questão das taxas de MDR.
Conto com um time de múltiplos talentos e virtudes para enfrentar este desafio. O IDV elegeu estes craques para seu Conselho Executivo: Antonio Carlos Pipponzi (RD), Fernando de Castro (Independente), Flávio Rocha (Riachuelo), Hugo Bethlem (Independente), Jorge Gonçalves Filho (Independente), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Marcos Gouvêa de Souza (GS&MD), Ronaldo Iabrudi (GPA), Sérgio Herz (Livraria Cultura), Sérgio Zimerman (Petz), Jorge Herzog (Walmart), Ronaldo Pereira (Óticas Carol), Sérgio Borriello (Pernambucanas) e Juliano Ohta (Telhanorte).
Mangas já arregaçadas. E trabalho em curso!